danielbiologo2

Just another WordPress.com site

Bicicletas por tudo.

leave a comment »

Mil idéias _ uma torrente de pensamentos de daniel de nardi

Sabe quando você começa a pensar numa coisa e coincidências relacionadas a ela vão aparecendo? E aí você nunca sabe se aquilo tudo sempre esteve ali e você não percebia ou se de fato começaram a acontecer junto com sua descoberta.

Pois bem, é isto que está ocorrendo comigo em relação à bicicleta. Após usar e me encantar por este meio de transporte na viagem que fiz à Londres e Paris (ambas as cidades possuem um sistema com o qual você pode alugar uma bicicleta a um preço irrisório e devolvê-la em qualquer parte onde aja um posto destes), voltei para São Paulo perplexo de como uma forma tão inteligente de deslocamento não é devidamente aproveitada no nosso país, especialmente em cidades com trânsito tão caótico como São Paulo.

Com certa indignação, publiquei estas frases no meu Twitter @danieldenardi :

– O ciclista deveria ser venerado pelos motoristas e não desrespeitado. Ele é a solução e não o problema do trânsito.

– O ciclista ainda é visto como o estorvo do trânsito. No entanto, boa parte da solução dos engarrafamentos passa pelo uso de mais bicicletas.

– Quem buzina para ciclistas deveria ser obrigado a comprar uma passagem para a Europa para aprender um pouco de educação.

David Byrne foi à FLIP para vender a mesma ideia (e também seu livro Diário de Bicicletas – Editora: Amarillys) e apresentou projetos de sucesso em diferentes partes do mundo. O líder do Talking Heads também falou sobre o quanto vias rápidas dentro de cidades afastam as pessoas do convívio social e dificultam o comércio. Há muitas metrópoles fazendo modificações arquitetônicas para que as pessoas caminhem mais pelas ruas e consequentemente interajam mais com as lojas. A bicicleta tem outra grande vantagem, que também menciono no vídeo abaixo que fiz das minhas voltas por Londres, pois com ela pode-se parar a qualquer momento e ver coisas em detalhes que de carro você jamais perceberia.

Para finalizar, neste mês de julho a Revista Trip, estampou a bicicleta em sua capa e trouxe o debate à tona, inclusive com opiniões do próprio Byrne que passou por São Paulo e também fez seus passeios por aqui. Enfim, o respeito e o estímulo ao ciclismo são imprescindíveis para a melhoria da nossa qualidade de vida e do tráfego das grandes cidades.

Artigo publicado na revista LEVEL edição.07
e pode ser visto aqui: assimfaloudenardi.com
Anúncios

Written by danielbiologo2

janeiro 11, 2012 às 9:19 pm

Publicado em Textos recebidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: