danielbiologo2

Just another WordPress.com site

Mobilidade Urbana?

leave a comment »

A inauguração da Avenida Beira-Mar Continental, marcada para o próximo dia 22 de março, será um dos pontos altos das comemorações da semana do 286º aniversário de Florianópolis, cuja programação foi divulgada ontem pela municipalidade. Anunciada mais de uma vez, em oportunidades anteriores, tudo indica que, agora, a entrega desta importante obra viária urbana ao público será para valer.
O problema da falta de mobilidade no trânsito da cidade e seu entorno atingiu um ponto limite. Os 2,2 quilômetros das três pistas da nova avenida, que ligará o Bairro do Estreito a Barreiros, em São José, não resolverão o problema de todo, mas certamente vão melhorar a fluidez do emperrado trânsito na área continental da Capital.

Iniciada em 2004, esta obra viária, apesar de sua importância e urgência para a comunidade, sofreu percalços burocráticos e políticos de várias ordens. A implantação de um pequeno trecho de asfalto que poderia ficar pronto em poucos meses arrastou-se por oito anos.

A abertura da Beira-Mar Continental remete a uma reflexão sobre a mobilidade do trânsito na região. A Grande Florianópolis, atualmente, tem cerca de 880 mil habitantes e não para de receber levas de migrantes todos os dias.

O problema da mobilidade não será resolvido apenas com a construção de mais avenidas, pontes, viadutos e outras obras viárias. Impõe-se, principalmente, definir e adotar um eficiente sistema de transporte de massas multimodal, que desestimule o uso de veículos particulares. Importante, também, a abertura para outras formas alternativas de locomoção para a população.

Ademais, convém anotar que, no dia 13 de abril, entra em vigor a Lei Federal 12.687, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana. E muita coisa há de mudar. Para melhor, espera-se…

 

Publicada no Diário Catarinense de 09/março/2012

Anúncios

Written by danielbiologo2

março 9, 2012 às 8:14 am

Publicado em Textos recebidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: