danielbiologo2

Just another WordPress.com site

“Mudança nem sempre se faz por consenso”

leave a comment »

Um dos maiores especialistas em promoção do uso da bicicleta no mundo, o diretor-executivo da 8-80 Cities, do Canadá, Guillermo Peñalosa, fechou o Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana em Florianópolis com a palestra gratuita “Bicicleta – da Recreação à Cidadania”. A 8-80 Cities é uma organização que trabalha pelo incentivo das caminhadas e pedaladas em todos os lugares públicos. Na filosofia da 8-80, uma criança de 8 anos e um idoso de 80 anos precisam ter as mesmas condições e oportunidades de caminhar e andar de bicicleta pela cidade como tem um adulto de 30 anos. Se assim o for, é porque a cidade oferece uma boa mobilidade à população.

“Desenvolver estruturas para pedestres e ciclistas é demonstrar respeito perante os cidadãos”, afirmou Peñalosa. Segundo ele, a estruturação da malha cicloviária nas cidades passa obrigatoriamente pela diminuição da velocidade dos carros nos bairros para 30 quilômetros por hora e pela criação de barreiras físicas que proporcionem segurança aos ciclistas nas rodovias muito movimentadas e com velocidade superior a 40 quilômetros por hora. “A mudança nem sempre se faz por consenso”, ressaltou Peñalosa, referindo-se à resistência dos motoristas que pressionam o poder público ao se depararem com medidas que visem diminuir o uso do carro nos centros urbanos.

Publicado originalmente no NDonline em 28/04/2011 , clique sobre o título abaixo para ler a notícia;

Fórum sobre Mobilidade Urbana em Florianópolis termina com baixa participação de autoridades

Evento internacional contou com especialistas mundiais que trataram sobre sistemas de transporte coletivo, uso do carro e ciclovias

Anúncios

Written by danielbiologo2

março 26, 2012 às 6:31 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: