danielbiologo2

Just another WordPress.com site

Kamikazes do asfalto

leave a comment »

2 de abril de 2012 | N° 9496

EDITORIAIS

Kamikazes do asfalto

Levantamento divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no final de semana confirma Santa Catarina como estado campeão das infrações por excesso de velocidade nas estradas sob jurisdição federal. Não surpreende, eis que o Estado, nesses anos recentes, já conquistou três vezes este assustador e vergonhoso título, que atesta a falta de civilidade, a imprudência e a irresponsabilidade dos nossos condutores de veículos. Segundo as estatísticas da PRF, desde o início do ano, ao longo das BRs que cortam o território catarinense, que ocupa apenas 1,1% da terra brasileira, foram aplicadas 37.160 multas por excesso de velocidade, que acontece ser a mais perigosa e letal de todas as infrações sobre rodas.

Explica-se por quais razões o Estado ocupa, há anos, o segundo lugar no ranking nacional de mortes em acidentes de trânsito, perdendo apenas para Minas Gerais. Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em diversas unidades federadas – e SC destaca-se também neste elenco –, o trânsito mata mais do que a violência interpessoal e muitas doenças, inclusive endêmicas.

Em matéria de multas por excesso de velocidade, deixamos para trás estados com frotas de veículos e territórios bem mais alentados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Outra explicação não há que não a imprudência e a irresponsabilidade dos motoristas que, de acordo com os levantamentos das polícias rodoviárias a federal e a estadual causam mais de 94% dos acidentes de trânsito nas estradas e vias urbanas.

Há que deter esses kamikazes sobre rodas, e o melhor instrumento para tanto é a aplicação severa da lei _ da multa à cassação da habilitação _ e o fim da impunidade. Os números que acabam de ser divulgados pela PRF são eloquentes a respeito. É um caso de vida ou morte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: