danielbiologo2

Just another WordPress.com site

Velocidade e Trânsito.

leave a comment »

Enquanto autorizarmos as atuais velocidades permitidas de carros e motos transitarem em nossas ruas, nada vai mudar. Mobilidade Urbana não é andar em alta velocidade e muito menos apenas com o transporte individual motorizado.
94% dos sinistros de trânsito em Santa Catarina são causados pela imprudência e irresponsabilidade e, quase sempre pelo excesso de velocidade.

ACORDA SOCIEDADE !!!      Danielbiólogo

6 de abril de 2012
Velocidade e trânsito, por José Paulo Drummond *médico

Do ponto de vista da velha física newtoniana, velocidade é inversamente proporcional ao tempo e diretamente proporcional ao espaço. Não sei se Einstein, ao provar a transformação da matéria em energia, a curvatura do espaço e a relatividade do tempo, mudou muito a equação de Newton. Mas, em termos de tráfego, ela ainda é verdadeira: a velocidade automobilística devora o tempo e anseia por espaços, livres, de preferência.

Do ponto de vista psicológico, a velocidade talvez seja o símbolo da modernidade, que assim procura fugir da falta de sentido de vida e mitigar a ansiedade, que lhe são próprios. Distância e silêncio são coisas que o homem moderno procura evitar em sua necessidade básica por aproximações e convivência, de preferência ruidosas. Talvez sua voracidade de tempo seja emblemática do seu vazio existencial.

Do ponto de vista econômico, tempo é dinheiro (time is money) e, portanto, é preciso correr atrás, como dizem os executivos, os quais transformam suas vidas em autênticas gincanas cotidianas. E quando enriquecem e se aposentam, não sabem o que fazer com a existência estacionada. Do ponto de vista do trânsito, as estatísticas demonstram que velocidade é inversamente proporcional à duração da vida: os acidentes fatais, em sua grande maioria, ocorrem por excesso de velocidade ou por embriaguez, a qual é uma forma de tentar esquecer o tempo. E, diga-se que nossa legislação atual ainda é extremamente benévola e omissa em relação ao infrator, e o processo judicial, ao contrário da velocidade infratora, anda em marcha lenta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: