danielbiologo2

Just another WordPress.com site

Pedale pelo bem-estar….

leave a comment »

 

É impossível caminhar pelas ruas de Amsterdã, capital da Holanda, sem se deparar com dezenas de ciclistas em todos os lugares. Algo semelhante acontece em Copenhague, na Dinamarca. No Brasil, porém, menos de 20% da população utiliza a bicicleta como meio de transporte, cerca de 30 milhões de pessoas segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Mas, o movimento a favor da famosa magrela não para de crescer nas grandes metrópoles. Quem já aderiu não hesita ao explicar as vantagens: pedalar traz mais saúde, mantém a boa forma, é uma prática sustentável e, o melhor de tudo: a sensação de bem-estar é indescritível.

Hilariana Vieira da Rocha, ou Hila, 54 anos, usa a bicicleta como transporte em Florianópolis há sete anos. Para ir e voltar do trabalho são 16 quilômetros. Aos finais de semana, costuma pedalar 80 quilômetros. “Continuo tendo carro, mas dou preferência à bike. Descobri que é o veículo mais inteligente que existe, basta deixar a preguiça de lado”, afirma. “Sinto-me mais livre, em contato com as coisas e pessoas ao meu redor.”

Daniel de Araujo Costa, 43 anos, presidente da ViaCiclo, ONG que luta pela conscientização e respeito aos ciclistas em Florianópolis, diz que ir de bike é uma forma de humanizar o espaço urbano. “Pedalar te faz perceber o caminho de forma diferente. A sensação de liberdade e o contato tão próximo com tudo ao redor transformam os caminhos em um ato de prazer”.

Seu corpo agradece

Segundo a Rede Embarq, grupo de organizações focadas em transporte, quem pedala tem 50% menos chances de desenvolver doenças cardíacas coronárias, diabete adulta e obesidade, além de 30% a menos de se tornar hipertenso. A bicicleta ainda alivia os sintomas da osteoporose, depressão, estresse e colesterol, além de estimular os músculos e o sistema imunológico.

Original publicado no Blog Angeloni, para ver clique, aqui.

Anúncios

Written by danielbiologo2

abril 22, 2012 às 5:34 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: