danielbiologo2

Just another WordPress.com site

Na contramão do urbanismo moderno e uma constante agressão ao bom senso

with one comment

Já há quem se movimente para o fechamento das ruas Vidal Ramos e Trajano ao tráfego de veículos. A culpa? É da estupidez dos motoristas

img Carlos Damião
FLORIANÓPOLIS

Diante da falta de sensibilidade dos motoristas, já há em quem defenda o fechamento definitivo das ruas Vidal Ramos e Trajano ao tráfego de veículos. Como os condutores não entenderam o espírito da coisa, ou seja, a convivência harmoniosa entre pedestres, ciclistas e automóveis, a solução talvez seja mesmo a interdição ao trânsito. O que seria um retrocesso, porque na verdade os calçadões, pura e simplesmente, não representam uma solução moderna, uma vez que, à noite e nos fins de semana, “morrem” do ponto de vista urbanístico, facilitando inclusive a ação dos bandidos. Mas, enfim, se há problemas mesmo quanto ao entendimento civilizado do que significam intervenções criativas como a realizada na Vidal Ramos – e futuramente na Jerônimo Coelho – talvez a cidade tenha que pagar um preço elevado pela estupidez e ignorância de muitos de seus motoristas, que rodam acima da velocidade permitida e estacionam seus automóveis nos locais destinados aos pedestres e ciclistas.Paciência, porque não há outro remédio para lidarmos com a burrice e a grosseria.

Uma constante agressão ao bom senso

Os arquitetos e urbanistas do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) capricharam no projeto, desdobraram-se durante anos para que tudo ficasse muito especial nas ruas Vidal Ramos e Trajano (trecho registrado na imagem), revitalizadas graças a uma parceria do poder público com a iniciativa privada. Mas o fato é que péssimos cidadãos já estão destruindo uma das belezas urbanas mais admiradas da Capital. Percebam que há um cone da Guarda Municipal sinalizando uma parte do piso, à esquerda. Trata-se de um bueiro estourado justamente por causa do desrespeito e da estupidez dos motoristas. Outro detalhe importante é que as calçadas vêm sendo destroçadas pelos automóveis, sendo que a responsabilidade por sua manutenção é dos proprietários, em geral os mesmos comerciantes que investiram milhares de reais para modernizar a via. E o mais importante: pedestres que deveriam utilizar as calçadas são forçados a caminhar pelo leito da rua!

Muquiranas

As ruas Vidal Ramos e Trajano não são as únicas “vítimas” da indisciplina dos motoristas. No sábado (5) à noite era simplesmente impossível trafegar pela rua frontal ao Shopping Iguatemi – que é uma via pública, ou seja, não pertence ao estabelecimento. Motoristas faziam filas triplas para embarcar parentes ou compras. Muquiranas cretinos, que preferem cometer uma infração do que pagar R$ 5 por três horas no estacionamento do shopping.

Tem mais

Outro caso recorrente da estupidez motorizada é o entorno do Beiramar Shopping, onde os condutores optam pelo estacionamento em local proibido, ou seja, pela transgressão pura e simples das normas de trânsito. Não é incomum encontrarmos Mercedes, Land Rover, BMW e outras marcas luxuosas, cujos proprietários recusam-se a desembolsar meros R$ 5 para estacionar no interior do shopping por três horas.

Publicado na coluna PONTO FINAL do ND Online.

Anúncios

Written by danielbiologo2

maio 10, 2012 às 8:08 am

Publicado em Textos recebidos

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] Coluna Ponto Final, veja aqui. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: