danielbiologo2

Just another WordPress.com site

Bicicletada da Lagoa – julho 2012

leave a comment »

Neste segundo sábado, dia 17/jul/2012, aconteceu mais uma Bicicletada e novamente dezenas de ciclistas pedalam por toda a extensão da Rua Osni Ortiga e também pelo Centrinho da Lagoa, reivindicando a rápida, definitiva e correta implantação da Ciclovia na Osni Ortiga. 

Esta ciclovia, com certeza atenderá a uma enorme demanda reprimida de pessoas que precisam da Mobilidade Urbana, seja como Pedestres ou Ciclistas.

O excesso de velocidade, aliados a total falta de conhecimento do CTB por uma grande parcela de motoristas, exigem infraestrutura cicloviária nesta via.
Hoje, no retorno da Bicicletada, um motorizado sem reduzir a alta velocidade e sem respeitar a distância de 1,5m ao ultrapassar o ciclista, ultrapassa atingindo o mesmo.
Estava transitando na Osni Ortiga, quando de repente este motorizado atinge minha bicicleta, minha perna e braço, sorte(?) que foi tudo de raspão, mas afetando/danificando meu veículo. Mas deixando aquela sensação; – se fosse mais cinco centímetros ????
O que me preocupa é essa irresponsabilidade e imprudência desta parcela de motoristas que transitam como se só eles existissem nas ruas.
Eu quando, quando no comando de um motorizado e vejo um ciclista ou pedestre reduzo minha velocidade, muitas vezes transito por algumas centenas de metros atrás do outro veículo, até ter segurança de ultrapassar, e não me atraso, seja lá qual for meu compromisso.
Respeito e cidadania, é disso que precisamos!!!

DanieBiólogo
Bicicletada da Lagoa, segundo sábado, dia 14/07/12 

Vídeo no canal da 

 Bicicletada da Lagoa 14/07/2012 | Diário Catarinense.

Ciclistas organizam passeio para pedir agilidade na construção de ciclovia em Florianópolis

Obra na Rua Osni Ortiga ainda não começou, mas prefeitura promete finalizá-la ainda este ano

O projeto de construção de uma ciclovia na Rua Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, está mais próximo de sair do papel. A placa informativa sobre a obra já foi colocada na via. Depois de tantas promessas, a comunidade mantém a pressão para garantir que a obra comece logo e, neste sábado, realiza a quarta edição da Bicicletada da Lagoa.

A obra, que faz parte do projeto de revitalização da rua Vereador Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, está dividida em duas etapas. Na primeira, será feita a construção de um muro de contenção, drenagem e terraplanagem do terreno, e na segunda etapa será colocado o calçamento, pintura e sinalização.

A construção da ciclovia na Osni Ortiga é uma reivindicação antiga da comunidade e da Viaciclo (Associação de Ciclousuários da Grande Florianópolis). A rua liga os bairros do Sul da Ilha à Lagoa da Conceição. O custo total da obra, de 3,5 km de extensão, será de R$ 3 milhões.

Desde março, quando o prefeito Dário Berger anunciou a revitalização da Rua Osni Ortiga, os movimentos de ciclistas e a Associação dos Moradores do Porto da Lagoa (Ampola) realizam as bicicletadas para lembrar da promessa de governo. O compromisso assumido pela prefeitura, durante as comemorações do aniversário da cidade, era de que a obra fique pronta ainda este ano.

Desta vez, os organizadores esperavam reunir 100 pessoas no passeio. A concentração começou às 14h30min, com partida às 15h da Praça Bento Silvério, conhecida como Pracinha da Lagoa. A proposta de percurso era seguir pela Avenida das Rendeiras, passar pela Rua Osni Ortiga e até o Rio Tavares, pela rodovia SC-406.

Conforme Ébano Piacentini, um dos organizadores da Bicicletada da Lagoa, o processo para a construção da ciclovia está em andamento. Já há placas da prefeitura referente à obra.

— Soubemos que a prefeitura deve começar a revitalização em 15 dias — diz Piacentini.

Segundo ele, a luta pela ciclovia vai além da garantia de uma espaço de lazer para a comunidade.

— Reivindicamos também por uma questão de mobilidade urbana, um grande problema no Brasil e no mundo. Em países como a Dinamarca, o governo investe em ciclovias e as pessoas se sentem seguras para usar a bicicleta como meio de transporte. É um veículo que não polui, é leve, promove a saúde e o contato do usuário com o bairro — salienta Piacentini.

Durante o percurso, os ciclistas pretendiam instalar 30 placas em metal com informações sobre o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A norma determina aos condutores de carros, motos e caminhões a redução de velocidade e uma distância mínima de 1,5 metros ao ultrapassar bicicletas nas vias públicas.

— A ideia é fazer com que os motoristas se familiarizem com a regra que é pouco conhecida — conta o participante da Bicicletada  Eduardo Green.

A ciclovia na Osni Ortiga é reivindicada há 17 anos pelos moradores da Lagoa. Representantes da prefeitura, como o secretário de Obras, Luiz Américo Medeiros, foram procurados na manhã deste sábado para falar sobre a obra, mas não foram encontrados.

Anúncios

Written by danielbiologo2

julho 16, 2012 às 2:15 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: