danielbiologo2

Just another WordPress.com site

A BICICLETA BRANCA

leave a comment »

7 de setembro de 2012

OPINIÃO DA RBS

A BICICLETA BRANCA

Manifestação que reuniu cerca de cem pessoas no Bairro Santa Mônica, em Florianópolis, quarta-feira, no local onde um ciclista sexagenário morreu por atropelamento no último final de semana, foi tanto uma homenagem à memória da vítima quanto um indignado protesto da população contra a selvageria e a irresponsabilidade que marcam o compasso do trânsito em Santa Catarina. Uma bicicleta pintada de branco foi usada pelos manifestantes. Trata-se do símbolo de um movimento que, nascido nos Estados Unidos, luta contra a violência no trânsito e se espalha pelo mundo.

Do início deste ano até agora, segundo os registros da Polícia Rodoviária Militar (PRMv/SC), foram registrados, no Estado, 90 acidentes envolvendo ciclistas, 20 dos quais morreram. O número de acidentes protagonizados por motos dispara, e o número de vítimas fatais também. As estatísticas da matança no trânsito, com todos os tipos de veículos, são assustadoras e confirmam Santa Catarina, que ocupa apenas 1,1% do território nacional, no segundo lugar do ranking nacional desta chacina de ação continuada em relação à frota em circulação no Estado.

O desenvolvimento econômico – que agora começa a minguar, conforme os seguidos recuos na previsão do Produto Interno Bruto (PIB) este ano – é um dos fatores apontados para explicar o número de acidentes graves. A consequente ampliação da frota e mais motoristas inexperientes em circulação multiplicam as colisões e os atropelamentos. Mas não é só. Os principais fatores do massacre nas estradas e nas vias urbanas são a irresponsabilidade e a imprudência dos condutores de veículos, sejam eles neófitos ou veteranos.

As leis e regulamentos do trânsito são desrespeitados, o excesso de velocidade e as ultrapassagens de risco fazem parte do repertório dos insensatos, que rodam na contramão da vida. As estatísticas policiais indicam que 94% dos acidentes no Estado devem-se ao comportamento imprudente e irresponsável dos motoristas. Além disso, Santa Catarina responde, também, por significativa parcela dos mais de 20 mil acidentes anuais associados ao consumo de álcool no país.

A maior parte dos acidentes e das mortes poderia ter sido evitada com melhor fiscalização nas estradas e centros urbanos, uma fiscalização que coibisse o desatino e punisse os infratores. A impunidade sempre estimula o transgressor. A falta de investimentos na manutenção das rodovias também aumenta a insegurança.

Que a Bicicleta Branca seja o símbolo e o início de um esforço coletivo, unindo os poderes públicos e a cidadania, para pacificar e civilizar o trânsito catarinense.

Clique na imagem para ir ao DC.

Anúncios

Written by danielbiologo2

setembro 7, 2012 às 2:42 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: