danielbiologo2

Just another WordPress.com site

Fenômeno Facebook de conectados

leave a comment »

11 de setembro de 2012 | Artigo do Diário Catarinense.

COMPORTAMENTO

Fenômeno Facebook de conectados

A rede social que começou em um quarto de Harvard e que, até 2006, reunia apenas estudantes nos EUA, está próxima de ser o primeiro produto comunicativo a juntar quase 15% da população mundial – feito que não tem garantido o mesmo sucesso comercial da empresa de Mark Zuckerberg

A façanha de curtidores está perto da casa do bilhão. Esta é a projeção sobre a quantidade de usuários que o Facebook deverá alcançar em breve. Os últimos dados divulgados pela empresa de Mark Zuckerberg, em junho, apontam que o site ultrapassou a marca de 955 milhões de usuários.

Ao chegar a 1 bilhão de usuários, o que especialistas acreditam que irá acontecer ainda este ano ou no máximo nos primeiros meses de 2013, o Facebook teria quase 15% dos humanos do planeta interligados em sua rede. Um fato inédito para um produto de mídia.

– É fantástico reunir quase 15% da população mundial. Imagina ter o perfil dessas pessoas, que estão sempre atualizando os seus interesses e que têm poder aquisitivo, acesso à internet e tomam decisões. É uma máquina de audiência muito grande – ilustra Radamés Martini, diretor da SocialBase, que trabalha com rede social para empresas.

O negócio iniciado há oito anos em um quarto de Harvard começou a se espalhar para fora do ambiente universitário e escolar em 2006. Em maio daquele ano, o site começou a abarcar trabalhadores de empresas e, em setembro, qualquer pessoa que quisesse se juntar à rede. As escolhas feitas em 2006 foram decisivas para o site, que tinha 6 milhões de usuários no final de 2005 e que fechou o ano seguinte com o dobro, 12 milhões de pessoas conectadas.

De lá para cá, o Facebook rompeu fronteiras de idiomas, países e de acessibilidade à internet. Atualmente, segundo o site SocialBakers, a rede de Zuckerberg é acessada por usuários de 213 países.

Para especialistas do mercado, um dos grandes acertos de Zuckerberg foi manter a API (interface de programação de aplicativos) do site aberta para programadores independentes. Desta forma, o Facebook foi uma das primeiras redes a permitir a criação de aplicativos utilizando o seu código, permitindo a renovação constante do site.

Brasil é o segundo país em acessos

Na avaliação de Rodrigo Arrigoni, sócio-fundador da R18, empresa de marketing e redes sociais, o Facebook está perto do 1 bilhão, apesar de certa estabilização recente no crescimento da rede. O Brasil apresenta tendência de crescimento no número de usuários. De acordo com o site SocialBakers, nos últimos três meses o número de usuários nos EUA cresceu 4,35%, enquanto o Brasil teve um ganho de 18%.

– O brasileiro se destaca em grupos, tem um perfil exato e registra a maior média de amigos, de até três vezes mais do que a média do resto do mundo – enumera Arrigoni.

Mesmo crescendo mais, o Brasil ainda está longe de alcançar os EUA no número total de usuários. O país de Zuckerberg registra pouco mais de 163,6 milhões de usuários (ou 52,75% da população), enquanto o Brasil tem 56,6 milhões de pessoas conectadas (28,15% da população).

Há dúvidas, entre os especialistas, sobre o que representará a marca histórica do Facebook. De qualquer forma, em fanpages, posts de empresas, games, mobile e APIs, o Facebook continua batendo recordes.

DIOGO VARGAS

Anúncios

Written by danielbiologo2

setembro 11, 2012 às 10:31 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: