danielbiologo2

Just another WordPress.com site

Como frear a escalada de mortes de ciclistas no trânsito de SC?

leave a comment »


  • Sem dúvida, freando as atuais velocidades permitidas aos motorizados de transitar nas ruas. Respeitando o Código de Trânsito Brasileiro, evitaríamos 94% dos chamados “acidentes”. Construção de ciclovias e ciclofaixas onde há condições e nas demais vias o compartilhamento das ruas, com bom senso e inteligência, é a solução. Andar de bicicleta ou caminhar na cidade não é perigoso, perigoso é como se permite conduzir automotores em nossas ruas. Cidades com maior número de bicicletas nas ruas apresentam trânsito mais humanizado e uma melhor qualidade de vida. É fato.
    Daniel de A. Costa/Florianópolis

  • Embora polêmico, o assunto é fácil de resolver. Basta conscientizar motoristas e ciclistas com campanhas objetivas, criar ciclovias e não ciclofaixas. Mas tudo isso demanda empenho dos órgãos competentes e – por que não? – de nós, cidadãos, no intuito de fiscalizar e cobrar o bom funcionamento das vias. Mas, infelizmente, enquanto isso não ocorre, vamos continuar tendo mortes desnecessárias, até que fatalmente algum ente da esfera maior venha a falecer.
    Aqui em Joinville os órgãos de desenvolvimento urbano dizem que há 70 quilômetros de ciclovias (ciclofaixas). Até pode ser verdade, pena que somente 5% estão em condições de uso. Isso devido à má conservação. Triste, mas é realidade.
    Rogerio Maes/Joinville
  • Primeiramente, investindo na construção de ciclovias. Em segundo lugar, educando ciclistas e condutores de veículos automotores para deixar bem claro quais são seus direitos e deveres no trânsito. Por último, punir quem desrespeitar a lei de trânsito.
    Jader Freitas/Tubarão
     
  • Somente mudando nossas leis ultrapassadas poderemos mudar alguma coisa com relação a este assunto. Vamos torcer para nascer alguém que mude nosso Código Penal – com leis de verdade que punam os infratores e não as pessoas de bem.
    Fernando Cabral/Brusque
     
  • Fácil. Basta os candidatos a prefeito pararem de se preocupar com alianças políticas e pensar no cidadão. Existem cidades-exemplo em ações para o ciclista. Se tivermos metade da estrutura que existe em Londres aos ciclistas, a porcentagem de acidentes seria reduzida em 60% de cara. Os 40% restantes dependeriam da educação e respeito de todos no trânsito.
    Mario B. de Souza Junior/
    São José
  • Para que um Estado ou um país seja respeitado, tem de haver respeito e educação entre a população, começando pelo espaço entre motoristas e ciclistas, exigindo das autoridades mais empenho em construção de ciclovias nas cidades, criar leis mais rígidas para motoristas que não cumprem as leis de trânsito, como aqueles que dirigem alcoolizados ou em alta velocidade. Só assim conseguiremos diminuir os acidentes, muitas vezes com vítimas fatais.
    Luiz Cesar Espindola/
    Criciúma
  • Reeducação no trânsito, punição aos imprudentes e revisão do Código Penal são muito importantes, mas isso só vai funcionar a longo prazo. Acho que de momento poderiam construir ciclovias com divisão entre a pista e os demais veículos, como ocorre na Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Exige maior espaço e maior investimento, mas como gastam tanto com futilidades, podem gastar com algo que vai proteger a população e possibilitar aumentar o tráfego de bicicletas, diminuindo o de carros.
    Diego Cezar Mendes/Florianópolis
     
  • Em primeiro, muitas ciclovias; em segundo, bons equipamentos de segurança; terceiro, educação; em quarto, atenção, deixando de levar o celular no bolso, isto para o ciclista; e o respeito por parte dos motoristas, reconhecendo o direito de ir e vir do ciclista.
    Vicente Gabriele Pascale/
    Florianópolis
Anúncios

Written by danielbiologo2

setembro 15, 2012 às 1:15 pm

Publicado em Publicado por aí...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: