danielbiologo2

Just another WordPress.com site

10 anos…

with 4 comments

Captura de tela 2014-03-13 às 06.59.41

O Rio Vermelho está situado na Ilha de Santa Catarina, é uma localidade extremamente ciclável o que propicia o uso da Bicicleta por grande parte dos moradores. O uso da Bicicleta confere autonomia, economia e saúde para todos e para a cidade. Mães levam os filhos para a escola, vão as compras, ao trabalho e até para o salão de beleza, de onde saem “chiques” sobre as bicicletas pelas ruas do bairro (Cycle-chic).
Pais vão ao trabalho, ao banco. ao jogo de futebol do final de semana e também levam os filhos para a escola. Um destes Pais deixou de levar seu filho há uma semana, quando seu filho disse:
-Pai eu cresci e posso ir sozinho para a escola! E assim ele começou a ir para a escola com sua bicicleta.
Realmente por ser um bairro totalmente plano, muitos alunos(as) vão para a escola em suas bicicletas e, no pátio da escola dezenas, centenas de bicicletas “repousam” enquanto os ciclistas estudam.
Durante uma semana o João foi para as aulas em seu veículo, conferindo uma autonomia e autoconfiança que ele queria.
Mas neste domingo dia 09 de março de 2014, ele deixou de estudar…

Dia 08 de março, ocorreu em várias cidades do Brasil e no mundo o WNBR-World Naked Bike Ride, evento que visa celebrar as ruas e chamar a atenção do Poder Público e Sociedade para a necessidade fundamental de investimento em infra estrutura que traga segurança e conforto aos pedestres e ciclistas, que crie a cultura do respeito pela vida e pelo Código de Trânsito Brasileiro, por exemplo os Art. 201 e 220, além de que precisamos ter uma drástica redução das velocidades permitidas, muitas descumpridas, pelos motorizados de transitar em nossas vias.
É inaceitável que a  mão da Lei seja ainda tão branda, que “estimulam” motoristas embriagados diariamente andando pela cidade.
Mas neste domingo dia 09 de março de 2014, um motorista mais uma vez embriagado dirigia(?) seu carro e, tirou a chance do garoto de conhecer as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Poder Público, Gestores da Cidade, PMF quando será “cumprida”  a prioridade ao pedestre e ciclista conforme a Política Nacional de Mobilidade Urbana?

Mobilidade urbana não são carros em altas velocidades, mobilidade urbana é a pessoa se deslocar com eficiência e chegar viva ao destino, independentemente do modal escolhido. Nesta via conhecida por travessão do rio Vermelho apenas o caminho dos motorizados é privilegiado, apesar do intenso fluxo de pedestres e ciclistas, que são obrigados a transitar na faixa de rolagem, o que basicamente não deveria ser “um problema”,  desde que as velocidades, aliás nesta via pela suas características a velocidade máxima deve ser de 30 Km/h (como em cidades evoluídas). Lembrando que no Travessão não existem calçadas, passeios, ciclofaixa ou minimamente acostamento. Literalmente está sendo estimulado e promovida as condições para ocorrerem os sinistros de trânsito, muitos com morte!

Que civilização é esta, na qual temos medo de sair às ruas, que atropelamos nossos filhos e simplesmente chamamos de acidente? Isto me remete aos comentários hipócritas e medíocres de uma parcela da população, que ameaçam, criticam e incitam a violência contra os ciclistas na “peladada” (WNBR), que em uma manifestação alegre e de celebração das ruas expuseram seus corpos visando chamar a atenção de sociedade para a fragilidade que estão expostos pedestres e ciclistas nas ruas da cidade.

Pergunta: -Como NUS sentimos?
Resposta: -Pelados de segurança!

O que é um atentado?
Um ciclista pedalando pelado ou
um motorizado matar um ciclista atropelado?

Uma ciclista pelada ou uma pessoa embriagada,
matando outra atropelada?

Me faltam adjetivos…
desconheço as palavras certas…..
chorei por fora, chorei por dentro, choro enquanto escrevo…

Captura de tela 2014-03-11 às 07.33.42Captura de tela 2014-03-11 às 07.50.33Captura de tela 2014-03-11 às 07.50.14

Captura de tela 2014-03-13 às 06.59.01

Que Sociedade estamos construíndo?
Quando crianças escrevem:
Mundo cruel!
Tenho que aproveitar a vida!
Ele vai para um lugar melhor!

Anúncios

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Lágrimas de uma mãe preocupada 😦

    Rachel

    março 13, 2014 at 4:53 pm

    • Lágrimas de muitos, pela “Sociedade” que esqueceu o respeito e o amor ao próximo….mas, insistiremos, e que um dia, a vida seja realmente respeitada.

      danielbiologo2

      março 14, 2014 at 11:52 am

  2. Querido DANIEL parabens pela sua INTELIGENCIA e cidadAnia NÃO DESISTA DA LUTA DEUS ESTA “OLHANDO”
    DE UMA COISA ENTRE TANTAS VOCE PODE TER
    CERTEZA QUE A TUA LINDA FILHA SEMPRE TERA O MAIOR ORGULHO POR TER UM PAI “GUERREIRO’ E CIDADÃO CORRETO

    marly guedes ruschel

    março 14, 2014 at 3:58 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: