danielbiologo2

Just another WordPress.com site

Ruas, Vias e Vidas.

leave a comment »

Ruas, vias e vidas

Hoje ao caminhar por uma via aqui em Floripa, a mão decepada pela velocidade enfurecida do individualismo egoísta de uma parcela de motoristas que defendem as velocidades acima dos 30Km/h em área urbana com fluxo de pessoas e ciclistas, me acenou, pedindo socorro? (ainda bem que era só uma luva, mas a metáfora é real, ocorre todos os dias em nossas ruas!)

Essa foi a frase que veio ao pensamento, pois eu caminhava neste trecho e, alguns metros a frente uma placa indicando a velocidade em 40Km/h, e nitidamente percebo que todos os carros passam a muito mais de 6oKm/h, mesmo com muitos pedestres e ciclistas transitando pelo inexistente acostamento, colocando em risco real de morte a todos que por aqui passam!!!.

A chacina no trânsito vai continuar, se continuarmos com essa mentalidade “doentia” que defende as altas velocidades aos motorizados. Mobilidade Urbana não são automotores em assassinas velocidades, mobilidade urbana é o cidadão se deslocar pela cidade com segurança e com a opção de escolher o modal. Lembrando que o transporte ativo, ou seja, o caminhar e o pedalar são prioridades na Política Nacional de Mobilidade Urbana  (II – prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado;). Assim as atuais velocidades são incompatíveis com a saúde pública e principalmente contra a segurança nos deslocamentos (basta verificar as centenas de milhares de mortes e incapacitados vítimas de sinistros de trânsito ao longo dos anos, é uma “guerra” e estamos perdendo).

Ciclistas e pedestres tem se articulado em passeatas e pedaladas, para chamara a atenção do Poder Público e Sociedade para “conscientizar”  que a PAZ no trânsito é simples e, só depende de cada um respeitar a vida dos demais.  Uma pedalada que chama a atenção e tem muito apoio, inclusive de muitos motoristas, é a Peladada Floripa, onde ciclistas pedalam celebrando o corpo e expondo o corpo, para demonstrar a fragilidade diante dos pára-choques  (Porque “protestar” pelado?) .

Espero poder acreditar que é uma minoria motorizada que não respeita nada, nem a própria vida! Mas as velocidades permitidas em nossas ruas, envolvem muitos e, acabam por promover as mortes e outras vítimas em nosso trânsito.

ACORDA SOCIEDADE!!!

 

 

 

 

Anúncios

Written by danielbiologo2

maio 1, 2014 às 11:16 am

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: