danielbiologo2

Just another WordPress.com site

Dia do Biólogo 2014

leave a comment »

 

Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia homenageiam Dia do Biólogo com campanha na mídia

Por Gelcira Teles*

No dia 3 de setembro, o Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia veicula uma campanha em homenagem ao Dia do Biólogo. Serão publicados anúncios nas revistas National Geographic, Veja e Terra da Gente, além de filmes nas emissoras Discovery Channel e Animal Planet e spots em emissoras de rádio. Também foram elaborados anúncios para as redes sociais, como Facebook, Twitter e Youtube.

“Um Mundo de Oportunidades” é a chamada da campanha – que teve o seu conceito baseado na diversidade e nas possibilidades de atuação do biólogo, destacando que o Sistema valoriza a ética e zela pela qualidade profissional.

O Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia completa 35 anos em 2014, direcionando ações de mais de 80 mil profissionais registrados. Em 3 de setembro é celebrado o Dia do Biólogo, marcando a regulamentação da profissão no Brasil, através da Lei n.º 6.684/1979. Um selo comemorativo foi lançado pelo CFBio em julho, em razão da criação oficial da profissão no Brasil.

Cada um dos sete conselhos que integram o CFBio, entre eles o CRBio-03, receberam kits para divulgação e estão engajados na campanha por meio de seus veículos de comunicação e das mídias estaduais.

Confira os links abaixo e faça sua homenagem, adicionando as hashtags (#3desetembro #diadobiologo #ummundodeoportunidades).
– Youtube: http://www.youtube.com/channel/UC4Z2WIHLBw4aTKxHuF_Myjg
– Facebook: http://www.facebook.com/conselhofederaldebiologia
– Google Plus: http://plus.google.com/u/3/102513305413500135628

Ações do CRBio-03

Paralelamente às ações do Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia, o CRBio-03 promove uma campanha para valorizar o profissional e comemorar o Dia do Biólogo (3/9) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com o slogan “Sempre que a vida precisar de uma mãozinha, não importa onde, ela sabe com quem contar”, o Conselho Regional de Biologia – 3ª Região homenageia “o profissional que faz a vida acontecer”.

No dia 3 de setembro, o CRBio-03 publica anúncios no Correio do Povo, Metro, Zero Hora e Jornal de Santa Catarina. Entre 28/8 e 3/9, veicula spots na Antena 1 – Porto Alegre (FM 89.3), Gaúcha (AM, 660) e Antena 1 – Florianópolis (FM 92.1), totalizando 28 inserções de 30 segundos. O spot, com edição de texto e trilha pesquisada, foi produzido pelo CRBio-03, com informações do CFBio e o slogan da campanha para o RS e SC, assim como os 400 cartazes que estão sendo distribuídos em instituições de ensino, entidades de classe e órgãos públicos que empregam biólogos nos dois estados.

Ouça o spot aqui.

Profissional multidisciplinar

Conforme a presidente do CRBio-03, Clarice Luz, o biólogo é habilitado para atuar nas grandes áreas das Ciências Biológicas: meio ambiente e biodiversidade, biotecnologia e produção, saúde, educação, e em todas suas 22 subáreas. Para a dirigente, “pelo fato do biólogo ter uma formação multidisciplinar, mais holística, está capacitado para interagir com profissionais e locais de trabalho diversos, atendendo às expectativas que o mercado exige”. Ainda que comumente a biologia represente a ciência que estuda os seres vivos, a relaçãoentre eles e o meio ambiente e os processos que regulam a vida, Clarice destaca que os biólogos, além de continuarem contribuindo como educadores e pesquisadores de fauna e flora, por exemplo, hoje destacam-se como profissionais de pesquisas mundiais de ponta nas áreas de genética e análises clínicas.

Origem

A graduação em Ciências Biológicas e a profissão de biólogo tem sua origem no Curso de História Natural, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, criado em 1935, ou seja, há 79 anos. Disputam em data de criação UFRJ, UFPR e UFRGS, cujo curso foi inaugurado em 1942. Na USP, assumiu a atual denominação de Curso de Ciências Biológicas em 1963 e na UFRGS em 1972.

Dia do Biólogo

Em 3 de setembro comemora-se o Dia do Nacional do Biólogo, em virtude da legitimação da profissão no Brasil, através da Lei n.º 6.684, de 3/9/1979; alterada pela lei nº 7.017, de 30/8/1982; regulamentada pelo Decreto n.º 88.438, de 28/6/1983. Assim efetivou-se a regulamentação da profissão de biólogo e a criação do Conselho Federal de Biologia – CFBio e dos Conselhos Regionais de Biologia – CRBios – que em conjunto constituem uma autarquia federal de fiscalização e de orientação do exercício profissional.

*Gelcira Teles, jornalista 6790/RS, educadora ambiental, assessora de comunicação do CRBio-03.

Anúncios

Written by danielbiologo2

setembro 1, 2014 às 8:20 pm

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: